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Moda

Mudança do calendário de moda: entenda o porquê.

Com a era digital e tudo se tornando acessível para todos a todo momento, o atual sistema de moda está em uma fase de obsolescência. Sim, parece chocante pensar que esse modelo de desfiles, focado para a indústria, reinando absoluto há décadas, não funcione mais. Porém a realidade é essa: as marcas precisam focar no consumidor. Como?

Pois é, há cerca de um ano o CFDA vem debatendo mudanças no calendário atual de moda. Ok, Sami, qual é a forma atual do calendário de moda? Para quem não está tão ligado nesse meio, farei uma breve explicação: os desfiles de Alta Costura e de Prêt-a-Porter (pronto para usar) do inverno 2017 nos principais polos internacionais da moda (Nova Iorque, Paris, Milão e Londres) acontecem agora, enquanto eles ainda estão no inverno 2015-2016. O detalhe é que ainda tem seis meses de verão 2016 todinho pela frente. E o que isso diz para nós é: fazemos o desfile para as indústrias e não para o consumidor, afinal os produtos estarão disponíveis para compra somente daqui seis meses. Ok? Não!!! Afinal com o mundo digital correndo a solta, todos nós acompanhamos ao vivo desfiles pela internet, fotos postadas pelas marcas, pelas modelos, pelas celebridades e desejamos aquelas roupas. Queremos para já! Pra ontem! E o mesmo acontece conosco no Brasil, porém invertido. Daqui cerca de um mês começa o SPFW e as outras semanas de modas nacionais, mostrando tendências pro verão 2016-2017 e nós ainda teremos todo o inverno pela frente… realmente, não parece funcional para nós, consumidores exigentes e imediatistas, né?

Percebendo essa necessidade, a Burberry saiu na frente e anunciou a mudança em sua marca: as roupas desfiladas agora estarão disponíveis para a compra logo ao término do fashion show. Simples assim. Ponto pra eles.

Outros estilistas como Tom Ford, Donatella Versace, Marc Jacobs e Tommy Hilfiger também se preparam para esta mudança. E certamente demais designers e marcas seguirão a mesma linha, saindo deste modelo “arcaico” e “tradicional”, em direção ao futuro, a partir da necessidade do consumidor.

A mudança certamente trará impactos a toda indústria. A Burberry também anunciou que deixará de dar nomenclaturas de “inverno” e “verão” às suas coleções, algo que no Brasil, um país tropical, não faz nem muito sentido ter. Segundo Paulo Borges, diretor da SPFW essa definição de “inverno” e “verão” já perdeu o sentido há tempos: “com o mundo afetado pela globalização e com estações cada vez menos definidas não faz mais sentido falarmos de inverno e verão. As pessoas compram moda por desejo. Não importa se é inverno ou verão”.

As mudanças vão ocorrer a partir de setembro, começando pela semana de moda de Nova Iorque. Vamos ver como o mercado reagirá. Eu particularmente estou vendo como algo positivo. E vocês, o que acham?

 

Beijos,

Sami.

 

Referências de pesquisa: Vogue e FFW.

Créditos da imagem: NY MAG.

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