Saúde e Bem Estar

Dormir bem é saudável!

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Boa tarde, leitores!

Nada como iniciar a semana depois de uma boa noite de sono! É por este motivo que hoje vou escrever aqui sobre a importância de dormirmos bem e durante as horas necessárias!
O bom sono pode trazer benefícios expressivos ao nosso bem estar e saúde em geral, assim como o contrário pode afetar o equilíbrio do nosso organismo!
Uma noite bem dormida faz com que o organismo volte à condição que iniciou o dia após a jornada de atividades que cumprimos no seu decorrer.
Quando não dormimos a capacidade que o nosso organismo tem de regular a temperatura corporal perde a potência. Durante o sono também acontece a consolidação da memória e do aprendizado.
Todas as informações que recebemos ao longo do dia, no estudo, trabalho ou na vida social, é apreendida durante sono.
É no repouso para o organismo, quando estamos dormindo, que ocorre redução da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, nossos músculos relaxam e a produção de urina reduz. Portanto, os sistemas descansam durante o sono.
Alguns hormônios são diretamente influenciados pelo sono. Podemos citar como exemplo a insulina e os hormônios da tireóide, os corticóides produzidos pelo organismo, o hormônio do crescimento, dentre outros.
Fato que explica porque quem não dorme
tem mais tendência a engordar, aumentando as taxas de gordura e açúcares no sangue, ocasionando pressão arterial mais alta, com maior risco de doenças cardíacas e vasculares.
As doenças relacionadas ao sono são ronco e apneia do sono, insônia, bruxismo do sono, narcolepsia, parassonias (sonambulismo, terror noturno, falar dormindo entre outras), movimentos repetitivos durante o sono, síndrome das pernas inquietas, dentre inúmeras outras.
Dormir bem é muito importante para a nossa saúde!
Eu pratico atividade física com frequência e sinto muita diferença no meu rendimento quando não durmo bem.
Fico cansada e sinto fraqueza.
Sinto a necessidade de dormir durante oito horas por noite para alcançar o melhor rendimento nas minhas atividades diárias.
Nós devemos ter o sono como prioridade e dar a devida importância a este hábito que pode nos proporcionar o equilíbrio do nosso organismo e a plenitude no nosso bem estar e saúde quando associado à atividades físicas e uma boa alimentação!

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Saúde sempre em primeiro lugar, porque beleza é de dentro para fora!

Dançarina Profissional, Especializada em Dança Contemporânea, Bailarina do SBT e Colunista Fitness do Dicas da Raphinha

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