Moda

David Bowie e seu legado para a moda

By  | 

Olá amores, como estão?

Esta semana tivemos a triste notícia do falecimento de um dos artistas mais revolucionários de seu tempo. David Bowie morreu aos 69 anos, vitima de um câncer de fígado.

Nada mais justo do que lembrar um pouco do legado que ele trouxe para a Moda e suas inspirações que vemos até hoje no mundo fashion.

Talvez a principal característica dele no início da década de 1970 era a androgenia, o “gender bender” (além do gênero), algo que hoje em dia muitos consideram novidade. Pois é, ele já fazia há mais de 40 anos. Essa brincadeira de usar e abusar de figurinos e maquiagens teoricamente feitos para mulheres foi uma das grandes características de seu alter ego (questão alias que também foi revolucionária para a época): Ziggy Stardust. Sua imagem andrógena, que mostrava sua sexualidade livre e ambígua se tornou referência de estilo para muitos. As roupas que ultrapassavam a barreira do “feminino” e “masculino” que vemos presentes em coleções atuais que percorrem as passarelas internacionais da Gucci e nacionais de Alexandre Herchcovitch, por exemplo, já vinham com Bowie desde aquela época.

307620 1452516358719

Outra coisa marcante e importantíssima no mundo da moda são suas maquiagens. Excêntricas, ousadas, divertidas. Elas eram a cara de Bowie que passaram a ser a cara do mundo fashion. Quem nunca viu capas de revista, editoriais, camisetas e outras referências com um raio vermelho no rosto de algum ilustre? Pois é, coisa de Bowie e sua genialidade atemporal. Ela foi a foto de capa de seu álbum Alladin Sane, de 1973 e foi releitura para a capa da Vogue com a Kate Moss em 2003.

Alladin-Sane-499x499kate-moss-david-bowie-ziggy-stardust-vogue

Kate Moss alias que já usou um dos looks mais icônicos do cantor na premiação do Brit Awards.

david-bowie-kate-moss

Mas voltando um pouco ao assunto maquiagem, ele já usava o querido batom vermelho! Depois dessa, tem como deixar de passar um batonzinho pra sair? Se até ele, homem, usava, quem somos nós para ter receio de usar? Se você gosta, usa mesmo minha querida! Fora os cabelos, que naturalmente loiros, frequentemente mudavam de cor e corte juntamente com o lançamento de novos discos (e novos alter egos).

ziggystardust

Ele também foi um pioneiro no mix and match! Em determinadas fases de sua vida, ele usou muita estampa! E as misturava sem medo. Quem curte moda sabe que a mistura de estampas também se tornou uma das maiores tendências atuais. Coincidência? Acho que não… ele realmente era um cara acima de seu tempo.

23

Tem mais referência? Tem! Ele também deu uma cara nova ao minimalismo. Tirou aquele ar sem graça de composições minimalistas antes da década de 1990 chegar.

(FILES) A photo taken on June 14, 1987 shows British rock music legend David Bowie performing on stage during an Open air concert in Hamburg, northern Germany. Bowie has died after a long battle with cancer, his official Twitter and Facebook accounts said on January 11, 2016. The iconic musician had turned 69 only on January 8, which coincided with the release of "Blackstar", his 25th studio album. / AFP / DPA / Werner Baum / Germany OUT

Por fim, grandes estilistas (e marcas) que admiramos atualmente já declararam-se fãs de David Bowie. Pelo menos no quesito ícone fashion: Raf Simons (Dior), que fez um desfile inteirinho o homenageando; Driens van Noten, que também teve Bowie como inspiração para seu desfile; Givenchy; Balmain; Jean Paul Gaultier; Miu Miu…

david-bowie-givenchy-jacket 4048046913 david-bowie-dries-van-noten david-bowie-balmain-min

É, definitivamente ele não poderia ter melhor apelido que “camaleão do rock”.

Obrigada por seu legado, Bowie. Será sempre uma lenda da música e da moda, claro.

 

Beijos e até semana que vem!

You must be logged in to post a comment Login